Nesta terça-feira, 16, Dia do Gari, a Prefeitura de Palmas presta sua homenagem aos 390 garis que se dedicam à limpeza pública da Capital. São coletores, motoristas, varredores e auxiliares de serviços gerais que conhecem Palmas de norte a sul e são essenciais para a gestão de resíduos urbanos.
Enquanto motoristas e coletores trabalham na coleta de lixo doméstico, varredores realizam a limpeza de ruas e os ASG garantem a limpeza de banheiros de parques e praias da Capital. Neste ano de 2023, vamos contar a história do coletor Mateus Ribeiro, 40 anos.
Casado e pai de seis filhos, Mateus trabalha há 22 anos como gari. São tantos anos no serviço que ele conta que já passou por quase todas as rotas do itinerário dos caminhões de coleta de resíduos domésticos, inclusive, em Taquaruçu.
Para ele, o trabalho tem um significado gratificante pelos amigos que ganhou no trabalho e pelo propósito do seu ofício. “É uma equipe, sempre um ajudando o outro. O serviço dá certo porque a gente faz com amor, com carinho. É de onde vem o pão de cada dia, que leva o sustento para a esposa e os filhos em casa. Então a gente faz como se fosse para nossa casa”, explica.
O condutor Jocélio Rodrigues de Sousa, os coletores Flávio Silva Reis e Dione Araújo Vieira e o supervisor Nelcione Lustosa Bezerra são os companheiros de Mateus, nessa rotina que se inicia bem cedo, às 7 horas para cumprir com um trabalho que precisa ser valorizado pela sua condição essencial, a coleta de resíduos, de limpeza e de conservação urbana.
A todos os garis da Capital, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi, direcionam agradecimentos pelo empenho e trabalho por uma cidade melhor. (Da assessoria de imprensa)