A primeira parada na missão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na Europa foi na Estônia. O chefe do Poder Executivo participa do “E-Governance Conference”, evento sobre transformação digital pública, realizado em Tallinn, capital estoniana. A programação iniciou no domingo, 28, e segue até terça-feira, 30. “Viemos para este compromisso buscando levar tecnologia para o Tocantins. Acompanhando as palestras, podemos ter uma noção do que de fato queremos, e afirmamos que além de pensar na modernidade, pensamos também em outras áreas que ganham com tudo isso, como por exemplo, o meio ambiente. Isso pode ocorrer com redução do uso de papel nas repartições públicas do Estado”, pontuou.
ESTÔNIA É REFERÊNCIA DIGITAL
A Estônia é conhecida mundialmente pela experiência em governo digital, sendo considerada um exemplo de sucesso na implantação de sistemas eletrônicos para a prestação de serviços públicos. O país do norte europeu conta com um ecossistema de governo digital que oferece 99% dos serviços públicos online, o sistema tributário mais competitivo do mundo pelo nono ano consecutivo (OCDE), o melhor sistema educacional do mundo ocidental e a maior quantidade de startups unicórnio – empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores – per capita na Europa.
AGENDA
Após o primeiro compromisso que ocorreu nesse domingo, 28, a equipe do Governo do Tocantins segue um cronograma de programação nesta segunda-feira, 29, com palestra e-Estônia “O país mais digital do mundo na prática”. Depois, realiza visita ao Ülemiste (o bairro inteligente estoniano), a Prefeitura de Tallinn (na perspectiva da gestão pública e empresarial) e também o Centro de Cibersegurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
ADAPTAÇÕES TECNOLÓGICAS
O embaixador do Brasil na Estônia, José Antônio Piras, destacou a necessidade de discussões sobre as adaptações tecnológicas, sobretudo nas melhorias e celeridade de serviços, além da redução de gastos. “Vários eventos são realizados sobre a temática e isso ajuda muito a potencializar as tecnologias em repartições públicas, fomentando o PIB de vários países”, pontua.
E-GOVERNANCE CONFERENCE
O The E-Governance Conference é um evento anual organizado pela e-GovernanceAcademy desde 2015. É apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Estônia e co-financiado pelos fundos de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária. Os principais temas abordados durante a imersão são: Governo Digital, Serviços Públicos Digitais, Identidade Digital, Portal do Cidadão, Interoperabilidade, Cibersegurança, Inteligência Artificial e inovações no Setor Governamental.