A unidade tocantinense do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no realizou na semana passada em Pedro Afonso e em Miranorte as chamadas REPACS, as reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo 2020. Com a expectativa de mudarem a faixa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), as duas cidades garantiram apoio ao IBGE.
Compromisso prévio
Chefe do IBGE no Tocantins, João Francisco Severo Santos revelou acordo com os dois municípios. “Conseguimos o compromisso prévio para o fornecimento de local e estrutura mínima para a instalação dos postos de coleta, bem como auxílio na divulgação dos processos seletivos para contratação de pessoal dessas localidades para trabalhar como ACM e Recenseador durante a operação do Censo 2020”, garante.
Participação
Conforme o dirigente, os dois municípios estão numa faixa de quantitativo populacional sensível para a mudança de categoria do FPM, por isso, houve dúvidas a respeito das estimativas e contagens populacionais. “Procuramos responder de forma objetiva os questionamentos e esclarecer que o apoio logístico e a participação crítica nas próximas REPACs são primordiais para garantir a transparência e legitimidade social dos resultados dessa próxima operação censitária”, concluiu.
Censo 2020
A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.
REPACS
Nas reuniões foram apresentadas informações sobre o Censo Demográfico 2020, como o aparato técnico, mapas e metodologias e andamento dos trabalhos em curso. O objetivo foi dar transparência e buscar, junto às autoridades e a sociedade, apoios e parcerias para viabilizar as atividades censitárias. Miracema, Rio dos Bois, Tupirama e Bom Jesus também receberam as REPACS.