A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) reuniu na noite dessa segunda-feira, 22, associações, entidades ligadas ao empreendedorismo, turismo e jornalistas para revelar um pacote de iniciativas em evento batizado de Virada Tecnológica. Entre os anúncios, a realização do Palmas Summit, o 1º Encontro de Tecnologia e Inovação do Matopiba. O evento será realizado do dia 27 a 30 de setembro, no Parque do Povo e no Cesamar. A programação terá o intuito de integrar setor público, empreendedores, investidores atentos a startups e especialistas em tecnologia e inovação.
MAPEAMENTO DE PROBLEMAS URBANOS
Uma das novidades apresentadas na Virada Tecnológica é o carro inteligente de mapeamento de serviços urbanos. O veículo dotado de uma câmera com campo de visão de 120° fará mapeamento uma vez ao mês de problemas urbanos para montagem de mapeamento com georreferenciamento de pontos com lixo nas calçadas, mato alto, buracos e rachaduras no asfalto, entre outros. A Mapzer é a gestora do veículo. Já foram realizados testes e o carro inicia sua operação nos próximos dias.
BALCÃO DIGITAL
Um dos principais anúncios foi o lançamento do Portal do Cidadão, plataforma gerida pela Prefeitura de Palmas e integrada ao sistema e-Gov. O portal https://cidadao.palmas.to.gov.br/ funciona como um balcão virtual com mais de 300 serviços mapeados para conversão em que o palmense pode solicitar online e acompanhar processos, como emissão de alvará, por exemplo. Os serviços da Casa do Empreendedor são os primeiros já disponíveis. Nas próximas semanas, outros serviços municipais serão inseridos. A plataforma foi desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação (Agtec) em parceria com a empresa Ikhon. “A transformação do processo físico para o digital será progressiva e gradual com a mudança de cultura da população”, ressaltou o CEO da Ikhon, Fabiano Carvalho.
5G
Outro anúncio feito na ocasião trata do encaminhamento à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei Complementar que trata sobre procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações. Tal infraestrutura viabiliza a implantação da quinta geração de redes de comunicações móveis, a tecnologia 5G. A noite foi encerrada com palestra da futurista e escritora de best-sellers Martha Gabriel, que explanou conceitos sobre cidades inteligentes, soluções tecnológicas e inovações.