Com o intuito de reforçar o combate a crimes ambientais, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta segunda-feira, 26, mais uma etapa da operação Malha Fina 2025. A ação, iniciada no último dia 19, foi realizada nos municípios de São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito, São Sebastião e Esperantina, na região do Bico do Papagaio. A operação resultou no recolhimento de 1,5 mil metros de redes de pesca, duas tarrafas e 500 metros de espinhéis.
BOAS PRÁTICAS DE PESCA SUSTENTÁVEL
Realizada pela equipe de fiscalização do Naturatins, a ação integrou atividades de patrulhamento aquático ao longo de aproximadamente 200 quilômetros nos rios Tocantins e Araguaia. Durante as abordagens, os fiscais conferiram a documentação dos pescadores, verificaram os tamanhos do pescado, os apetrechos utilizados e ainda distribuíram materiais informativos com orientações sobre a legislação ambiental e boas práticas de pesca sustentável.
COIBIR A PESCA PREDATÓRIA
De acordo com o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, a operação tem como objetivo principal coibir a pesca predatória e promover a conscientização ambiental entre os pescadores da região. “Nosso trabalho é garantir a proteção dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Para isso, aliamos as ações de fiscalização ao diálogo com as comunidades, levando informação e orientações que incentivam a adoção de práticas sustentáveis”, destacou.