O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou, nesta quarta-feira, 9, no Centro de convenções João Ribeiro, em Divinópolis, de reunião com o Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. Durante o encontro, foram apresentados o plano de trabalho e o plano de comunicação do projeto de revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC), no qual foi aprovado em votação unânime. A ação integra o Termo de Convênio nº 01/2025, firmado entre o Naturatins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC); e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO).
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
O objetivo é atualizar o plano de manejo com base em critérios técnicos e ampla participação da sociedade, garantindo segurança jurídica, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável para os nove municípios que integram a APA.
GRUPO DE TRABALHO
Os planos de trabalho e de comunicação foram apresentados pelas representantes do IAC/UFT, Sarah Rodovalho e Maria Carolina. Após a exposição, as propostas foram colocadas em votação e aprovadas pelos conselheiros. Na ocasião, também foi instituído um Grupo de Trabalho para acompanhar a revisão do Plano de Manejo.
“A REUNIÃO FOI MUITO PRODUTIVA”
Para a diretora de Biodiversidade e áreas protegidas do Naturatins, Perla Ribeiro, os alinhamentos são necessários para as etapas e finalização do processo. “A reunião foi muito produtiva. Tivemos a formação dos Grupos de Trabalho, a aprovação do Plano de Trabalho e do Plano de Comunicação. Estamos avançando e organizando as próximas etapas, com a meta de entregar todo o processo finalizado até fevereiro”, pontuou.
AÇÕES FUTURAS
De acordo com o presidente do Conselho, Fábio Dias, a criação do grupo de trabalho vai ajudar nas ações futuras. “Hoje aconteceu a reunião e foi bem-sucedida. A aprovação dos planos de trabalho e de comunicação por parte dos conselheiros representa um avanço nas ações para a revisão do Plano de Manejo. A criação do grupo de trabalho, sendo quatro instituições do poder público e quatro da sociedade civil. É fundamental para acompanhar o andamento do processo e encaminhar as pautas ao conselho para deliberação”, destacou.
LIBERAÇÃO DOS TRABALHOS
O presidente da ADSTO, Armardino Santos, comentou sobre a reunião. “Estamos aqui na primeira pauta para aprovação e liberação dos trabalhos para o plano de Manejo. O plano de Manejo está se iniciando, o trabalho ainda tem audiências para acontecer nos próximos meses. Acredito que o ponto de partida foi dado e com muito sucesso. Agora, como integrante do Grupo de Trabalho, e na condição de presidente da ADSTO, junto com outros parceiros, vamos trabalhar e apoiar o IAC no desenvolvimento do processo nos nove municípios que compõem a APA”, declarou.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Com a aprovação dos planos de trabalho e de comunicação, o processo do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão avança fundamentado no compromisso com a preservação ambiental, a gestão participativa e o desenvolvimento sustentável. A expectativa é que, ao final do processo, o novo plano traga segurança jurídica, fortaleça a proteção da biodiversidade e se torne uma referência para outras Unidades de Conservação no Tocantins e em todo o país.
PLANO DE TRABALHO
O plano de trabalho foi detalhado pela coordenadora técnica da revisão, Maria Carolina, que falou sobre o intuito da reunião e a importância da participação da sociedade. “Com o intuito de nivelar o conhecimento e aprovação desse plano de trabalho e plano de comunicação para que a gente possa iniciar as leituras comunitárias do projeto visando apresentar para a população agora o diagnóstico e a proposta de plano de Manejo. É de suma importância a participação do Conselho Deliberativo nesse processo porque eles são responsáveis pela aprovação do produto final. As oficinas agora vão acontecer na primeira e segunda semana de agosto. A publicação oficial será feita no Diário Oficial do Estado (DOE). Vamos atender os nove municípios e cinco assentamentos”, detalhou.
PLANO DE COMUNICAÇÃO
A coordenadora de Leitura Comunitária do projeto, Sarah Rodovalho, apresentou o plano de comunicação, afirmou que essa foi a segunda atividade pública para apresentação dos planos e comentou sobre a participação da população. “Estamos encaminhando para uma segunda etapa que é o diagnóstico, para isso a gente vai fazer 14 oficinas. O processo de elaboração desse plano é participativo, envolve a comunidade e ele é aprovado aqui. A apresentação de hoje é muito importante. Foi decidido o grupo gestor do Conselho que vai se responsabilizar e participar das atividades e depois relatar o processo. Acredito que o processo participativo faz com que tenhamos leis, regras e representantes da comunidade, e isso é muito importante”, enfatizou.
REALIZAÇÃO DAS REUNIÕES
As reuniões serão realizadas nos noves municípios e em cinco assentamentos que compõem a área da APA.



