O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou no final da tarde deste domingo, 26, da procissão do Círio de Nazaré, na região do Bico do Papagaio. Acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o chefe do Poder Executivi recebeu a Santa, juntamente com o padre Josimar Campos, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
TRAJETO
Depois de receber a imagem de Nossa Senhora em Santa Terezinha, a carreata seguiu até o bairro Santo Antônio, em Nazaré, onde foi entronizada na berlinda e seguiu em procissão até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade. Padres, diáconos e fieis de toda a Diocese participaram do evento. No centro da procissão, um andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré emocionou os presentes pela beleza da ornamentação. Wanderlei Barbosa também participou da celebração da missa campal presidida pelo bispo diocesano de Tocantinópolis, Dom Carlos Henrique.
UMA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS DO ESTADO
Wanderlei Barbosa defendeu que Círio de Nazaré constitui uma das manifestações mais bonitas da Igreja Católica, um momento de fé e esperança. “É uma celebração de muito respeito e reverência à Virgem Maria e tenho certeza que, a partir de agora, deverá se tornar uma das principais manifestações religiosas do nosso Estado”, salientou. Karynne Sotero também falou sobre a programação. “Me senti muito bem porque essa é uma forma também de agradecermos a Deus, por meio da Virgem Maria, pela graça da existência”, afirmou.
CÍRIO IMPLEMENTADO EM 2024
Em julho de 2023, a cidade de Nazaré recebeu a imagem peregrina do Círio de Nazaré, de Belém, e este ano foi implantado o primeiro Círio de Nazaré na região norte do Tocantins, no município tocantinense. O padre Josimar Campos afirmou que, para a comunidade católica, foi a realização de um sonho. “A paróquia tem 66 anos de história. Há 66 anos nós temos essa devoção, esta vida de fé em Deus, com o auxílio de Nossa Senhora de Nazaré e, este ano, implantamos o Círio, que é justamente aquela espiritualidade de Belém, aquela grande devoção”, salientou o pároco
ENTRAR NO CALENDÁRIO
A expectativa do religioso é que a festa católica entre no calendário de eventos do governo, tornando-se um evento de grande magnitude no Estado. “Com certeza, ela sai do calendário paroquial, vai para o calendário diocesano e, certamente, para o calendário do Estado”, destacou Josimar Campos. O evento contou ainda com show do padre Alessandro Campos.