O Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar voltou a se reunir na tarde desta segunda-feira, 17, e afirma ter consolidado mais ações preventivas no intuito de manter a normalidade e evitar qualquer tipo de ataque em unidades de ensino do Tocantins. Os procedimentos foram definidos, conjuntamente entre as Secretarias de Segurança Pública (SSP) e Educação (Seduc), além da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, anunciou a execução da Operação Escola Segura, aumentando a presença da polícia nas escolas. Nos próximos dias, mais viaturas estarão fazendo rondas. Lançada ainda na quinta-feira, 13, a ação está sendo executada em todo o Estado com a finalidade de promover policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo ou repressivo, evitando crimes dentro e nas proximidades das unidades de educação.”Estamos no caminho certo. O Tocantins não registrou nenhum incidente até agora e esperamos que continue assim”, defendeu.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
A SSP e Seduc trabalham na efetivação de protocolos a serem adotados pela inteligência da Polícia Civil (PC) e também dentro das escolas. O secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, afirma que mais procedimentos neste sentido serão anunciados em breve. “A ideia é massificar a presença do Estado no ambiente escolar, levando a sensação de segurança. Para tanto, estamos estabelecendo um cronograma de ações e orientando as nossas equipes”, disse.
AÇÃO INTEGRADA
Secretário da Educação, Fábio Vaz fez um balanço das ações. “Estamos construindo, de forma integrada, a melhor atuação possível em busca de soluções. Na área de inteligência, estamos trabalhando com a SSP. Também há o desempenho das rondas nas escolas realizadas pela PM. Isso transmite segurança e leva proteção para esse ambiente escolar que tanto precisamos. As Forças de Segurança unidas com a educação estadual,municipal e privada, protegerão todos os alunos do Estado do Tocantins”, pontuou o gestor.