Nessa quinta-feira, 26, dia em que foi celebrado o Dia dos Avós, a Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Guaraí, prendeu em flagrante delito Isaac Costa de Sousa Barbosa, 18 anos, suspeito de crimes de injúria e ameaça praticados contra a própria avó, Maria Luiza Barbosa Aguiar. O rapaz tem que manter distância de 200 metros da vítima e está proibido de manter contato por qualquer meio.
Conforme o delegado regional, Adriano Carrasco, após a lavratura do auto de prisão em flagrante delito, o preso foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Guaraí, uma vez que não pagou a fiança de R$ 2 mil arbitrada pelo delegado plantonista.
Contudo, Carrasco informou ao CT que o suspeito foi solto nesta sexta-feira, 27, por determinação do Poder Judiciário. “Por ser réu primário, teve direito a conversão da prisão em medidas cautelares”, disse.
Maus-tratos
O CT teve acesso a decisão assinada pelo juiz Fábio Costa Gonzaga, da qual consta que a vítima afirma que o neto “sempre lhe tratou mal e que tem uns tempos que não está aguentando as ameaças” e que Isaac “lhe agride verbalmente constantemente, bem como já chegou a quebrar seus objetos de casa”.
Ainda segundo a decisão, Maria Luiza declarou que Isaac “disse que se [ela] não pagasse sua pensão ‘iria ver’ e sempre lhe chama de ‘bruxa velha’, ‘velha’ , ‘vagabunda’ e que sente muito medo de seu neto lhe causar algum mal”.
Isaac admitiu que xingou a avó por problemas de família.
Decisão
Na decisão, o juiz Fábio Costa Gonzaga determina que Isaac fica proibido de aproximar-se da avó e das demais testemunhas, pelo limite de 200 metros e por qualquer meio de comunicação (telefone, SMS e WhatsApp).
No descumprimento das medidas impostas poderá ser decretada sua prisão preventiva e aguardará preso seu julgamento. (Com informações da Ascom da SSP)