Como havia avisado em vídeo que faria, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino (MDB), ampliou a flexibilização da economia da cidade nesta terça-feira, 19. Com isso, postos de combustíveis, farmácias e supermercados não terão restrições a horários de funcionamento.
Decisão após reunião do COE
Conforme a prefeitura, a decisão foi tomada após reunião nessa segunda-feira, 18, do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que conta com representantes de diversos segmentos da sociedade local.
Após “fechadinha”
Com a alteração do decreto de quarentena, Avelino cumpriu o que havia dito em vídeo na sexta-feira, 15, que reabriria a economia. Ele lembrou que promoveu a abertura do comércio no dia 30 de março e garantiu não ter se arrependido. “Depois dei uma ‘fechadinha’ porque o promotor pediu, mas, de qualquer forma, nós vamos abrir tudo de novo”, prometeu no vídeo de sexta-feira.
Cloroquina
Nesse mesmo vídeo, o prefeito também anunciou que a rede municipal de saúde passaria a receitar a cloroquina a partir dessa segunda-feira, 18, para, segundo Avelino, “evitar uma infinidade de mortes que podem acontecer”, apesar de ainda não haver comprovação científica da eficácia do remédio para Covid-19.
56 casos de Covid-19
Às margens da BR-153, a principal via de disseminação do novo coronavírus pelo Tocantins, Paraíso abre a economia num momento em que o número de casos de Covid-19 está em plena ascensão. A cidade já chegou a 56 registros da doença, que matou três cidadãos locais.
De 6º para 3º lugar em 24h
Só nesta terça-feira, 19, o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde confirmou 11 novos casos da doença na cidade, alta de 24% em 24 horas. Com isso, Paraíso, que era a sexta no ranking da Covid-19 no Tocantins até essa segunda, pulou para a terceira posição.
Sem estrutura
Paraíso não conta com UTIs e respiradores e os pacientes do novo coronavírus são trazidos para Palmas. Além disso, com o intenso trânsito de moradores, pode contribuir para a doença avançar na Capital, onde já são 316 registros e 4 mortes.