O auditório do Palácio Araguaia recebeu na manhã desta terça-feira, 30, o lançamento da campanha Maio Amarelo. O evento foi marcado pelo anúncio de um investimento de R$ 10 milhões para a sinalização e melhorias nas travessias das estradas estaduais que cortam cidades tocantinenses. “Paz no Trânsito Começa por Você” é o tema da edição deste ano. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já prepara uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população.
DIMINUIR NÚMERO DE ACIDENTES
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) falou sobre o investimento. “Temos recursos para a realização de melhorias em nossas estradas e a travessia segura dos tocantinenses em perímetros urbanos é uma dessas prioridades. Vamos investir R$ 10 milhões para promover a sinalização das rodovias estaduais urbanas, aquelas que atravessam as cidades do Tocantins. Também vamos melhorar as campanhas educativas. O objetivo é diminuir o número de acidentes no trânsito e o número de pessoas machucadas, que sobrecarregam os nossos hospitais. Essa campanha Maio Amarelo vem ao encontro de tudo isso”, afirmou.
AÇÃO DE GOVERNO
A solenidade de abertura contou com a apresentação da programação completa das atividades que serão realizadas ao longo de maio. Conforme o presidente do Detran, Willian Gonzaga, a campanha 2024 é uma ação de governo. “O Detran promove juntamente com várias secretarias do Estado essa mensagem de conscientização para que a sociedade possa refletir sobre a conduta e comportamento no trânsito. Ano passado, tivemos 581 mortes e são números inadmissíveis. Em decorrência do Governo do Tocantins ter esse cuidado de garantir segurança para as pessoas, estamos neste momento fazendo essa ação”, expressou.
NÚMEROS
Dados fornecidos pela Gerência de Estatística do Detran revelam a urgência da campanha, com 5.399 sinistros de trânsito e 581 óbitos registrados em 2023, em um cenário que possui hoje uma frota de 880.708 veículos no Estado. Araguaína e Gurupi também receberão evento de lançamento na segunda, 6, e terça-feira, 7, respectivamente.