O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) substituiu o comandante da Polícia Militar do Tocantins, em meio a uma onda de violência que tomou conta de Palmas neste mês. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça passou a comandar a corporação no sábado 27, no lugar do coronel Júlio Manoel da Silva Neto.
15 HOMICÍDIOS DESDE O DIA 1º
Na semana passada, a TV Anhanguera informou que desde o dia 1º foram assassinadas em Palmas 15 pessoas. Ainda segundo a emissora, de janeiro até dia 24 houve 54 homicídios, um aumento de 96% em relação ao ano passado. Há 15 dias, nas redes sociais, moradores da região sul da Capital relataram, amedrontados, supostas troca de tiros entre facções criminosas, com pelo menos dois mortos.
PRESENÇA DA POLÍCIA NAS RUAS
Conforme a Secretaria Estadual da Comunicação (Secom), o novo comandante pretende elevar o policiamento ostensivo, aumentando a presença da polícia nas ruas a fim de combater diretamente a onda de violência registrada na capital.
REATIVAÇÃO DE DESTACAMENTOS
Outro ponto importante, conforme a Secom, será a reativação dos destacamentos desativados em algumas cidades. Essa ação, segundo o coronel, será possível devido à formação dos novos 1 mil policiais que estão concluindo o Curso de Soldado.
REESTRUTURAÇÃO DE UNIDADES ESPECIALIZADAS
Ainda em relação aos homicídios ocorridos em Palmas, Coronel Barbosa destacou a necessidade de recobrir as unidades de área para uma reestruturação e fortalecimento das especializadas, principalmente da Força Tática e Rotam, com atuação em todo o Estado.
BLINDAR O ESTADO
Com o objetivo de blindar o Estado do Tocantins, o Coronel Barbosa citou a Operação Hórus, que está em andamento, e visa reforçar o policiamento nas áreas de divisa a fim de impedir a entrada de produtos de contrabando, descaminho e tráfico.
PERFIL
Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça é do Quadro Operacional da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e natural de Goiânia (GO). É formado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi declarado aspirante a oficial no ano de 2001. Formou-se bacharel em Segurança Pública pela Academia Policia Militar de Minas Gerais e realizou vários cursos de especialização da área.