O Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) do Ministério Público (MPE) promoveu de segunda-feira, 9, a quinta-feira, 12, vistoria sobre o armazenamento e aplicação das vacinas contra a Covid-19 em Dianópolis, Novo Jardim, Rio da Conceição, Taipas, Almas e Porto Alegre do Tocantins, que compõem as comarcas de Dianópolis e Almas. O órgão de controle identificou falhas graves.
Lentidão em Taipas
Conforme o MPE, Taipas teria adotado estratégia diferente da estabelecida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, ao deixar reservados metade dos imunizantes recebidos para a aplicação da segunda dose. O CaoSaúde avalia que tal decisão teria contribuído para a lentidão da imunização no município, que ainda vacina público acima dos 40 anos. O Paço não atendeu as ligações, mas o espaço está aberto para comentar a vistoria.
Vacinas congeladas
Já em Almas foi verificado pelo MPE que as vacinas estavam armazenadas em temperatura negativa, sob o risco de serem perdidas por congelamento. Conforme foi apurado pela equipe, cerca de 40 doses do imunizante foram perdidas no mesmo município há cerca de três meses devido à refrigeração inadequada. Ainda assim, a gestão não teria adotado providências quanto à regulação do resfriamento, reforça o CaoSaúde. A prefeitura foi acionada pela Coluna do CT, que aguarda manifestação.
Falha nas instalações elétricas
Já em Rio da Conceição foi identificada falha nas instalações elétricas da sala de vacina, com potencial risco de danos aos equipamentos e consequente perda de vacinas.
Vistoria será relatada às Promotorias de Justiça
Relatórios com o detalhamento da vistoria em cada cidade serão elaborados e repassados aos promotores de Justiça das comarcas de Dianópolis e Almas. “Este apoio do CaoSaúde é essencial para a constatação de irregularidades e para nortear o trabalho da Promotoria, que a partir de agora poderá tomar medidas administrativas e judiciais para a regularização e otimização da campanha de imunização”, avaliou o promotor Rogério Rodrigo Ferreira Mota.