Há dois anos, o ciclismo é o hobby da araguainense Marinete Matos, mas, apesar do entretenimento, ela convive constantemente com situações de risco e até já foi vítima de um acidente no trânsito. A empregada doméstica estava entre os ciclistas que participaram do 5º Pedal Maio Amarelo, na tarde do último sábado, 20. O evento foi realizado pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína) e parceiros na Via Lago.
“Essa ação é muito importante, pois nós também fazemos parte do trânsito e precisamos ser respeitados. Geralmente os veículos passam muito próximos de mim, eu fico com medo, encosto e espero passarem. Uma vez, o sinal estava fechado, quando um carro bateu na minha bicicleta. Machuquei o ombro e fiquei com dores por alguns dias”, contou Marinete.
Falta mais conscientização
O 5º Pedal Maio Amarelo contou com o percurso de 4,4 km que saiu da Via Lago, passando pela Marginal Neblina, Via Norte até a chegada do Parque Cimba. O enfermeiro Leandro Parrião também pedalou pela causa e, segundo ele, iniciativas como essa podem mudar as estatísticas.
“Como profissional da saúde, me senti motivado a participar dessa mobilização. Cada dia que passa estou vendo mais acidentes, falta mais conscientização. Penso que temos que tentar sempre melhorar pensando na gente e no próximo”, afirmou Leandro.
Com as viaturas, os órgãos de segurança abriram o caminho para o início do pedal, que também contou com o apoio dos integrantes de moto clubes de Araguaína. “Nós somos capazes de fazer a diferença, não somos só um grupo que viaja, faz ação social, também nos preocupamos com a nossa segurança e a de terceiros”, contou o presidente do moto grupo Pistão Forjado, Estevão Alencar.
Ações continuam
O pedal contou ainda com a entrega de balões amarelos, que foram presos nas bicicletas dos participantes e outros veículos que prestaram suporte para a ação, distribuição de água durante o trajeto, mesa de frutas e sorteio de brindes.
O evento fez parte Campanha Maio Amarelo, que traz o tema “No trânsito, escolha a vida” e que vem sendo realizado desde o início do mês com apresentações teatrais em escolas municipais e estaduais, palestras em empresas, blitzen educativas e a Caminhada pela Paz no Trânsito, no dia último dia 13.
“Vamos reforçar as ações educativas não só neste mês, mas durante todo o ano. Acreditamos que, com o trabalho de conscientização, a gente possa ter menos acidentes de trânsito na cidade”, informou o presidente da ASTT, Israel Vasconcelos. (Da assessoria de imprensa)