A Energisa apresentou um balanço nesta quarta-feira, 28, de que cerca de 13 mil famílias tocantinenses tiveram o fornecimento de energia prejudicado por conta de queimadas apenas entre julho e agosto. Ao todo, foram registradas 68 ocorrências de interrupção por fogo em todo o Estado no período. Somente em agosto, foram 40 casos, o que representa um aumento de 53,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 26 casos foram identificados.
PRINCIPAIS IMPACTADOS
Este ano, Formoso do Araguaia, Arapoema, Barrolândia, Araguaína, Divinópolis, Ipueiras e Peixe estão entre as cidades com o maior número de ocorrências até o momento. Em 2023, cerca de 100 casos de interrupção de energia por queimadas foram registrados no Tocantins, impactando quase 17 mil famílias tocantinenses.
PODA TÉCNICA DAS VEGETAÇÕES EM TORNO DA REDE ELÉTRICA
Gerente de operação da Energisa Tocantins, Maurício Zanina demonstra preocupação com os dados e elenca as ações da concessionária contra o problema. “Com a vigência do período de estiagem e o clima ficando mais quente e seco, a tendência do número de casos é subir e, para evitar que isso aconteça, diversas medidas têm sido adotadas para minimizar o impacto para os clientes. Uma dessas medidas é a limpeza de faixa, que é a poda técnica das vegetações em torno da rede elétrica. Este ano, já foi realizada a limpeza ao longo de 4.280 km de extensão de rede. Para esse segundo semestre, está prevista a execução de mais 3.020 km nas regiões de Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional”, garantiu.