A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) realiza mais duas audiências para discutir o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). A primeira acontece na quinta-feira, 3, das 14 às 18 horas, no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM). O segundo, no sábado, 5, das 14 às 18 horas, no auditório do Resolve Palmas, em Taquaralto.
TEMA
A temática da 3ª rodada de audiências visa apresentar o prognóstico, que é o resultado sistematizado para os cenários futuros simulados e a proposta de rede do transporte coletivo de Palmas. As simulações auxiliam na hierarquização das ações a serem propostas no tempo em função dos volumes de veículos que estão sendo estimados para os cenários estudados de crescimento e distribuição populacional para os anos de 2025, 2029 e 2033.
FUNDAMENTAL PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NO PROCESSO
De acordo com a coordenadora do PlanMob, Valéria Oliveira, o prognóstico é uma avaliação do que acontecerá com a mobilidade de Palmas se nada for implantado, além das medidas já previstas e em andamento. “É esta etapa do trabalho que nos permite identificar os locais físicos que irão precisar de intervenções para suportar as necessidades futuras de deslocamento dos moradores de Palmas, por isso, é fundamental a participação da população neste processo”, afirma.
Entenda
O PlanMob é um instrumento de planejamento que, por meio de estudos técnicos e participação social, estabelecerá diretrizes, metas e ações do sistema de mobilidade da cidade para os próximos dez anos. Contemplando vários aspectos como: o transporte público coletivo, o deslocamento a pé e por bicicleta, as cargas urbanas, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, os estacionamentos públicos e privados, a circulação e a segurança viária, além da integração entre os diferentes modos de deslocamento.
TRÂMITE
A execução dos trabalhos acontece em quatro etapas sucessivas:
- Fase I – Plano de trabalho e Nivelamento Institucional;
- Fase II – Diagnóstico;
- Fase III – Prognóstico (atual);
- Fase IV – Formulação e Aprovação do Plano de Mobilidade Urbana.