Novo Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado dessa terça-feira, 30, alerta que o quadro geral do País se mantém extremamente crítico. Conforme o documento, apenas dois Estados e suas respectivas capitais aparecem na zona de alerta intermediário de leitos de UTI Covid-19 para adultos – Amazonas, com 76%, e Roraima com 62%, segundo dados obtidos de segunda-feira, 29. Todos os demais Estados e o Distrito Federal permanecem na zona de alerta crítico, com taxas de ocupação superiores a 80%.
No teto
No caso do Tocantins e Palmas, que no boletim da semana passada estavam com 88% de ocupação de UTIs, agora aparecem com, respectivamente, 97% e 95%.
Lockdown
Para reverter o quadro, os pesquisadores reafirmam a necessidade de combinar medidas de contenção (lockdown) por cerca de 14 dias – tempo mínimo necessário para redução significativa das taxas de transmissão e número de casos (em torno de 40%) e redução das pressões sobre o sistema de saúde –, medidas de resposta para a adequação de oferta de leitos e a ampliação das ações de saúde da Atenção Primária em Saúde (APS), com abordagem territorial e comunitária.