O Poder Judiciário do Tocantins entregou nesta segunda-feira, 15, em Gurupi, o Fórum Juiz Amilton José de Almeida. A nova sede atende também os municípios de Figueirópolis, Aliança do Tocantins, Dueré, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins e Sucupira. Com 8 mil metros quadrados (m²) de área construída, a obra recebeu investimento R$ 45 milhões.
ESTRUTURA
A estrutura contempla 15 gabinetes, 18 varas judiciais, um salão do Tribunal do Júri com capacidade para 154 pessoas e estacionamento ampliado. O fórum incorpora uma usina de energia fotovoltaica, com 680 painéis capazes de gerar mais de 33 mil kWh por mês, além de sistema de captação de água da chuva para irrigação dos jardins.

CONFORTO E ACOLHIMENTO
A presidente do Tribunal de Justiça (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, pontuou sobre o novo fórum. “Com um prédio com esta estrutura, com certeza, o nosso Judiciário vai poder atender aos jurisdicionados com mais conforto e acolhimento”, disse.
FORTALECIMENTO DA INSTITUIÇÃO
Presente na solenidade, o governador em exercício Laurez Moreira (PSD) destacou a importância da obra. “Sempre defendi que a política deve ter dois grandes compromissos: oferecer oportunidades iguais para transformar a vida das pessoas e promover obras que mudam a paisagem das cidades, trazendo desenvolvimento. O novo Fórum simboliza exatamente isso: uma obra que fortalece as instituições e melhora a vida da comunidade.”, afirmou.
HOMENAGENS
Durante a cerimônia, três homenagens foram entregues em reconhecimento pelo legado que marcaram o Judiciário local. A juíza Edilene Natário recebeu a homenagem em nome de todos os magistrados da Comarca; a servidora mais antiga em atividade, Maria Erenice da Silva Ribeiro Valadares, em nome dos servidores e servidoras; e a aposentada Rosanice Alves Ribeiro, em nome de todos os colaboradores que já passaram pela comarca.
PRESENTES NA SOLENIDADE
Participaram da inauguração os desembargadores Pedro Nelson de Miranda Coutinho (corregedor-geral da Justiça), Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, João Rodrigues Filho; do juiz convocado Gil Corrêa; dos juízes auxiliares da Presidência, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho; da magistrada Julianne Freire, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; do procurador-geral de Justiça, Abel Leal Júnior; do defensor público-geral, Pedro Alexandre; do presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga Júnior; do deputado Gutierres Torquato; além de diretores do TJTO, autoridades locais e representantes da sociedade civil.