O conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho assumiu o comando do Tribunal de Contas (TCE) na manhã desta quarta-feira, 3, em sessão especial do Pleno da Corte. O novo presidente substitui Severiano Costandrade, que passa para a Corregedoria. A vice-presidência deste novo biênio que se encerra em 2022 ficou com a Doris de Miranda Coutinho.
Pandemia impulsiona melhor fiscalização do erário
Em discurso, Napoleão Sobrinho destacou os avanços tecnológicos do TCE na gestão do antecessor, prometeu uma respeitosa relação institucional com os Poderes e não deixou de falar sobre o cenário de pandemia que vive o País. Neste sentido, o novo presidente indicou como será a gestão. “Essa crise deve nos impulsionar para o maior cuidado e zelo com as pessoas e melhor fiscalização do erário”, comentou.
Dar o melhor exemplo
Sobre a gestão à frente da Corte de Contas, Napoleão Sobrinho fala em ser referência. “A fiscalização focada no interesse público e nos resultados da aplicação dos recursos, torna a gestão visível e eleva a sua credibilidade. Como gestor público, pretendo dar o melhor exemplo, promovendo os meios necessários para uma eficiente e eficaz atuação do controle externo”, comentou.
Palácio Araguaia vai continuar com a mesma harmonia e determinação
O governador Mauro Carlesse (DEM) prestigiou de forma remota a solenidade e garantiu continuidade da boa relação entre os Poderes mesmo com a mudança de comando no Tribunal de Contas. “Primeiro, meus cumprimentos ao conselheiro Severiano Costandrade [antecessor], foi uma honra muito grande estarmos juntos durante o último biênio. Iremos continuar com essa mesma harmonia e determinação em prol do Tocantins. O cidadão pode se orgulhar, pois estamos caminhando firmes para um futuro de desenvolvimento. Tenho certeza de que essa mesma seriedade e o compromisso serão garantidos com o presidente Napoleão de Souza, ao qual desejo uma excelente gestão”, declarou.
Com mensagem de Jair Bolsonaro
Em vídeo gravado direto de Brasília, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), enviou congratulações à nova gestão da Corte. “Desejo muitas felicidades à frente do Tribunal de Contas do Tocantins. Boa sorte, e quando vier a Brasília, venha me visitar”, disse.