O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Rio Palma (PIGIRS) foi entregue aos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) da região na terça-feira, 3, em evento na Câmara de Aurora. Além do município anfitrião, o CIDS conta ainda com Combinado, Lavandeira e Novo Alegre. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) acompanhou o momento.
ENTENDA
O plano traz as diretrizes para a gestão compartilhada dos resíduos sólidos e tem, entre outras, a finalidade de reduzir os custos de implantação e manutenção de iniciativas, que visam à destinação e disposição ambientalmente adequada desses materiais e ganhos econômicos para a região. O consórcio tem a finalidade de executar ações de interesse coletivo e a gestão conjunta de serviços públicos dos municípios consorciados com maior eficiência, transparência e redução dos custos.
CONSÓRCIO PROGRIDE DE FORMA ORGANIZADA
O prefeito de Aurora, Ney Nascimento (PV), representou os municípios integrantes do Consórcio no evento. “Esse é o sonho dos municípios, podermos ver tudo isso acontecendo de uma forma legal; especialmente na questão do aterro sanitário, que tão logo terá seu funcionamento cobrado. Então é uma alegria ver que nosso consórcio está andando de forma organizada, sendo um dos melhores do Estado e tendo como intenção principal estar caminhando de forma ambientalmente correta”, considerou.
CIDS DO VALE DO RIO DA PALMA É O MAIS ADIANTADO
A engenheira Ambiental do CIDS do Vale do Rio Palma, Naraiany Alves, disse que a entrega finaliza uma etapa que se desenvolveu no período de um ano e meio “Hoje o consórcio tem um planejamento de metas e objetivos, os quais os municípios integrantes poderão cumprir e pleitear recursos”, enfatizou. “O consórcio é um dos que estão mais adiantados no Estado, com o plano integrado de gestão de resíduos sólidos pronto, tendo todas as ações planejadas. Agora cabe ao consórcio se reunir e buscar recursos para executar o plano de forma compartilhada entre os municípios”, acrescentou a gerente de Gestão de Resíduos Sólidos da Semarh, Hélia Pacheco.