A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins recebeu autoridades federais, estaduais e municipais Tocantins para celebrar os 30 anos da Advocacia-Geral da União (AGU) no Estado. Além de comemorar esta marca representativa para a AGU e a sociedade tocantinenses, também serviu para apresentar a instituição federal, suas funções e o papel que exerce na defesa do Estado Democrático de Direito.
Em seu discurso, procurador-chefe Tiago Maurelli Jubran relatou sobre as funções da AGU e disse que a solenidade representa um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o caminho percorrido e os desafios que ainda estão por vir. “A AGU é uma instituição prevista na Constituição Federal e tem duas principais funções: a representação judicial e extrajudicial dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como dos órgãos autônomos, como o Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça. Tivemos muito trabalho no decorrer dessas três décadas e sabemos que temos muito o que percorrer, cientes do bom trabalho que fazemos”, ressaltou.
“A história da AGU se confunde com a história do Tocantins e certamente o desenvolvimento social tem muito do trabalho e da atuação dos advogados públicos federais. Por isso, mais que celebrar, é importante reconhecermos e agradecermos por todo o esforço e dedicação desses profissionais que ajudaram a edificar o nosso Estado”, afirmou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.
Estiveram presentes os chefes dos quatro órgãos da AGU no Tocantins, sendo eles o procurador-chefe da Procuradoria Federal no Tocantins, Tiago Maurelli Jubran de Lima; o consultor jurídico da Consultoria Jurídica da União no Tocantins, André Luís Rodrigues de Souza; o procurador-chefe da Procuradoria da União no Tocantins, Leonardo Tarragô Rodrigues; e o procurador-chefe substituto da Procuradoria da Fazenda Nacional no Tocantins, Ailton Laboissiere Villela. (Da assessoria de imprensa)