O Tocantins foi avaliado com uma pontuação média num estudo sobre a transparência dos Estados na divulgação dos dados da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Na avaliação da ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), 90% dos avaliados não publicam informações suficientes para acompanhar a disseminação da pandemia pelo país, incluindo o governo federal. Numa pontuação que varia de 0 a 100, o Tocantins obteve 50 pontos, sendo o quarto colocado no ranking nacional, atrás apenas de Pernambuco — 81 (alto) —, Ceará — 69 (bom) — e Rio de Janeiro — 64 (bom).
Itens avaliados
O levantamento considerou a disponibilização das seguintes informações sobre a Covid-19: idade e sexo dos infectados, internação, doenças preexistentes, ocupação de leitos, outras doenças respiratórias, testes disponíveis, testes aplicados, microdados, localização e visualização.
Único com testes de diagnóstico
De acordo com o estudo, o Tocantins é o único Estado que apresenta o número de testes de diagnóstico da doença disponíveis para a população, mas falha em tópicos como doenças preexistentes, ocupação de leitos, outras doenças respiratórias e microdados — a divulgação anonimizada (sem identificação do paciente) de dados relativos a cada caso, separadamente. Para a ONG, essa última informação é importante para a construção de um panorama mais preciso sobre o avanço do novo coronavírus no País.
Sem formato aberto
A Open Knowledge Brasil constatou que mais de 80% dos entes avaliados não divulgam dados em formato aberto, mas apenas em boletins ou em meio a texto corrido.
Está no caminho certo
Para secretário estadual da Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, a avaliação mostra que o trabalho realizado pela pasta “está no caminho certo”. “Pois temos primado por uma assistência digna, célere e humanizada, aliada ao compromisso com a transparência nas informações, em todos os âmbitos as saúde pública”, disse.
Confira o ranking dos Estados: