A Polícia Federal deflagrou operação nesta quarta-feira, 12, para investigar a participação de empresários e servidores suspeitos de realizarem desvios de recursos públicos da merenda escolar de Formoso do Araguaia. Batizada de “Micalea”, a ação contou com a participação de 14 agentes e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no município, todos expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal de Gurupi.
Qualidade insuficiente das merendas
A Polícia Federal informou que os indícios dos desvios surgiram após a identificação de problemas na qualidade da merenda fornecida aos alunos da rede pública de educação do município de Formoso do Araguaia. A operação deflagrada visa robustecer o conjunto probatório já existente, de forma a coletar mais elementos que possam estabelecer o montante total dos valores desviados, assim como o descobrimento de eventuais partícipes nas condutas criminosas investigadas. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de corrupção e desvio de recursos públicos.
Batismo
O vocábulo “micalea” deriva do latim e significa migalhas e foi utilizado como nome da operação por se acreditar que a merenda oferecida aos alunos era de baixa qualidade e possivelmente em quantidade inferior à adequada.
Gestão anterior
Em breve nota à Coluna do CT, a Prefeitura de Formoso do Araguaia esclareceu que o objeto da investigação é referente à gestão anterior a do prefeito Heno Rodrigues (PTB). “Esse ano de 2021 não tivemos aulas presenciais que justificassem a compra de merenda para distribuir nas escolas. Não temos nenhum contrato ou vínculo com o supermercado envolvido e a Polícia Federal ouve os ex-gestores”, resume o município.
Leia a íntegra:
“A operação em questão investiga desvios ocorridos em gestão anterior à nossa”
Esse ano de 2021 não tivemos aulas presenciais que justificassem a compra de merenda para distribuir nas escolas”
Não temos nenhum contrato ou vínculo com o supermercado envolvido e a PF ouve os ex gestores. A nossa gestão converteu os recursos da merenda escolar em kit de alimentação e distribuímos cestas básicas pra todos os alunos da rede pública municipal de ensino”