A parceria público-privada (PPP) para a construção, gestão, manutenção e operação do Hospital da Mulher e Maternidade do Tocantins foi concretizada nesta terça-feira, 13, com o resultado do leilão realizado na Bolsa de Valores, a B3. A Opy Healthcare Gestão de Ativos e Investimentos SA foi a responsável pela melhor proposta. Após a análise da documentação técnica e assinatura do contrato de concessão, a empresa poderá assumir a responsabilidade pela execução do projeto.
QUASE R$ 300 MILHÕES PARA A CONSTRUÇÃO E CONCESSÃO DE 30 ANOS
Conforme o governo estadual, cerca de R$ 299 milhões serão investidos pela empresa na implantação do hospital. O contrato de 30 anos, que se dará na modalidade de concessão administrativa, estabelece que o investidor privado seja responsável por todos os aspectos não assistenciais, incluindo a construção do prédio, a aquisição e a instalação de equipamentos, bem como a manutenção, a operação e a gestão administrativa. Já o corpo clínico, com todas as equipes de profissionais da saúde, continuará sob responsabilidade do Estado. Quanto ao atendimento, segue gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS).
NOVA UNIDADE CONTARÁ COM 210 LEITOS
Pela primeira vez, o governo afirma que a unidade não será o Novo Hospital Dona Regina, mas o substituirá. A nova estrutura hospitalar, que será fruto da primeira PPP na área da saúde no Estado, contará com 210 leitos. Com a ampliação, também haverá mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a implantação da UTI Obstétrica e Ginecológica. Além disso, serão oferecidas 20 vagas na nova Casa Gestante, Bebê e Puérpera, proporcionando conforto e segurança para as mulheres e seus bebês. A fim de facilitar o transporte de emergência, o projeto inclui ainda a instalação de um heliponto.
COMEÇO DE UM FUTURO MAIS SAUDÁVEL
O governador Wanderlei Barbosa considerou o leilão “um momento histórico” para o Estado. “Com a licitação desta PPP, estamos dando um grande passo para transformar a saúde pública do Tocantins. Vamos oferecer assistência com a qualidade que as mulheres e os recém-nascidos merecem. A vitória de hoje é apenas o começo de um futuro mais saudável e promissor para todos os tocantinenses”, reforçou. “Os próximos passos já estão cuidadosamente planejados e trabalharemos incansavelmente para que essa obra seja concluída o mais rápido possível”, acrescentou o secretário da Saúde, Carlos Felinto. “Este resultado reafirma o compromisso do Estado em atrair investimentos de alta qualidade para transformar a nossa infraestrutura de saúde. A resposta positiva do mercado demonstra a confiança na solidez do projeto e na nossa capacidade de execução”, completou ainda o titular da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson.