A reforma do Theatro Fernanda Montenegro foi iniciada nesta segunda-feira, 11, após assinatura de ordem de serviço pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que esteve acompanhada da presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Cleizenir Divina. A obra está orçada em R$ 2,5 milhões e está sendo executada pela Engix Construções e Serviços. As atividades do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho seguem normalmente e podem ser remanejadas, caso necessário.
PRIMEIRA ETAPA
Na primeira etapa será executada a manutenção corretiva da laje de cobertura juntamente com toda a impermeabilização da área. Também será contemplada a revitalização interna, incluindo proteção acústica, forro, piso, iluminação e sonorização. A previsão é de que este primeiro momento da obra seja realizado em 120 dias.
RESGATE CULTURAL
Cinthia Ribeiro falou sobre a iniciativa. “Reformar o Theatro Fernanda Montenegro é muito significativo, representa um resgate cultural. Com essas intervenções, estaremos prontos para receber grandes produções locais e nacionais”, pontuou. “Trabalharemos para que seja entregue o mais breve possível e com a qualidade necessária para atender os artistas locais e de todo o país”, emendou Cleizenir Divina.
LAUDO
Para a execução da reforma, a Fundação Cultural de Palmas contratou, ainda em 2022, um técnico especializado para fazer uma avaliação estrutural do Theatro Fernanda Montenegro, executada por meio de análise dos documentos, inspeções detalhadas nos elementos das edificações, processos de anamnese, ensaios técnicos específicos. O responsável pela elaboração do laudo técnico foi o consultor sênior doutor em Ciências do Ambiente, mestre em Engenharia Civil, especialista em Patologia das Estruturas e Tecnologia do Concreto, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e diretor da Associação Brasileira de Patologia das Construções, Fábio Henrique de Melo Ribeiro.