Em comemoração ao aniversário de 12 anos de implantação da Ouvidoria do SUS em Araguaína, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou o último balanço referente aos atendimentos realizados no município desde a implantação do serviço em 2011. De acordo com o relatório, somente em 2022, foram registrados 1.694 atendimentos, um crescimento de 796% se comparado a 2011, quando o serviço foi iniciado.
O canal de atendimento, que funciona por meio do telefone 156, permite ao usuário do serviço público de saúde esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do SUS e da rede de atendimento local, além de registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias, sem custos de ligação.
O atendimento também pode ser solicitado presencialmente na sede da Secretaria da Saúde de Araguaína, localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e pelo e-mail ouvidoria.semus@araguaina.to.gov.br.
Serviço modelo
Segundo o coordenador da Ouvidoria SUS de Araguaína, Nailton de Andrade, o serviço oferecido à população de Araguaína também tem ganhado destaque na agilidade de resposta às demandas da população, com um tempo médio de retorno de 12 dias, sendo, atualmente, o menor do Tocantins e um dos menores do Brasil.
“A ouvidoria tem conquistado diversos destaques a nível nacional, como premiações e reconhecimentos do Ministério da Saúde, e até fomos citados como exemplo para a América Latina pelo Conselho Nacional de Saúde e Laboratório de Inovação Latino-Americano de Participação Social em Saúde com o trabalho de Ouvidoria Itinerante, como boa prática de participação social. Outra conquista importante da Ouvidoria foi a nota de satisfação de 9,35 de um total de 10, números e marcos que resumem um pouco do esforço que temos empenhado neste trabalho”, destaca o coordenador.
Contato direto
Desde 2011, quando a Ouvidoria do SUS de Araguaína foi implantada, já foram realizados mais de 15 mil atendimentos. O serviço conta com quatro servidores, que são responsáveis por acolher as demandas da população, acompanhando junto as áreas competentes para viabilizar respostas aos usuários com os esclarecimentos e providências, conforme determina a Lei 13.460/2017.
“Temos muito orgulho da quantidade de retornos positivos que recebemos da população. Este contato direto com a comunidade é muito importante para que possamos aperfeiçoar o serviço em saúde que é oferecido tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto nos serviços especializados, como no Hospital Municipal e Pronto Atendimento Infantil, permitindo entender as principais necessidades da população”, ressalta a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia. (Da assessoria de imprensa)