A Secretaria da Segurança Pública (SSP) atualizou nesta segunda-feira, 21, o painel com os dados estatísticos de incidência criminal do Tocantins. A nova ferramenta facilita a visualização das informações pelo usuário. As estatísticas anuais, que ficavam em páginas diferentes conforme o ano, agora aparecem em um ambiente virtual unificado, o que permite a visualização de dados comparativos.
MAIS TRANSPARÊNCIA
Titular da SSP, Bruno Azevedo destaca que a atualização do painel sinaliza o compromisso em manter o cidadão seguro e bem informado. “Essa mudança cumpre o objetivo de dar mais transparência às ações da segurança pública, além de ser uma demonstração da busca constante da gestão por modernização dos sistemas e por maior interação com o cidadão nas áreas que são essenciais”, salientou.
PROJETO DA INTELIGÊNCIA E DO NÚCLEO DE ESTATÍSTICA
O novo formato foi projetado pela equipe da Superintendência de Inteligência e Estratégia da SSP/TO e do Núcleo de Coleta e Análise Estatística, liderados pelo superintendente de Inteligência e Estratégia, Ronie Augusto Rodrigues Esteves; e pelo gestor de Estatística, José Aloizio dos Santos Neto, respectivamente.
MODELO ANTIGO ESTAVA DEFASADO
O estatístico e desenvolvedor de Tecnologia da Informação (TI) do Núcleo de Coleta e Análise Estatística, Murilo de Paula Santos, responsável pela construção do novo painel, explicou as principais mudanças implementadas. “Vem substituir o sistema anterior que estava no site da SSP. O modelo antigo já estava bastante defasado, não apresentava dados analíticos e só trazia informações do ano fechado, o que obrigava o usuário a abrir um novo painel para consultar estatísticas de anos anteriores”, pontuou.
DADOS A PARTIR DE 2020
A nova versão também permite a consulta aos indicadores de proporcionalidade da incidência criminal dos últimos cinco anos. “É possível visualizar dados consolidados de 2020 até 2025, com indicadores como taxa por 100 mil habitantes, variação entre os anos, distribuição dos crimes por dia da semana, além de outras informações detalhadas”, ressaltou o estatístico Murilo de Paula Santos.
DETALHAMENTO
Além dos dados sobre crimes comuns e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), a navegação no painel traz ainda os perfis de autores e vítimas de crime. A nova central de dados cumpre estritamente o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).