Com a abertura do ano letivo 2023 em Araguaína, a ASTT (Agência de Segurança, Trânsito e Transporte) de Araguaína está realizando ações educativas em unidades de ensino da rede municipal e particular, com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis sobre os cuidados no trânsito. A programação educativa segue até o dia 15 de março.
“Acreditamos que a mudança de comportamento é o primeiro passo para a construção de um trânsito mais seguro. A ação de vir às escolas, conversar com os pais, orientar, entregar panfleto é o que chamamos de trabalho de formiguinha e que tem trazido resultados ao longo do tempo. Afinal, quando falamos também com as crianças, elas serão nossa voz em casa nos momentos com a família”, destacou a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da ASTT, Suziane Olímpia.
Participação de todos
A pequena Ana Laura Soares, 8 anos, aluna da Escola Municipal William Castelo Branco, aprendeu a lição e faz questão de lembrar o pai quando estão em trânsito. “Sempre ajudo meu pai lembrando pra ele que tem que deixar o pedestre passar na faixa, ligar a seta quando for virar a rua e outras coisas”.
“Esse é um trabalho que a gente vê que dá resultado porque a Ana Laura vira e mexe me lembra do que ouve nas palestras ou nessas abordagens. Fico feliz que ela já aprenda e também me comprometo a ter mais atenção no trânsito”, disse o pai da estudante, Fábio Soares Silva.
Para a dona de casa, Elisangela de Lima, as ações ajudam a preparar as crianças para o futuro. “Essas blitzen são muito boas e chamam a atenção deles, minha filha Rebeca é atenta a muita coisa quando estamos no trânsito. Sem falar que quando está na rua, como pedestre, já sabe como se comportar para evitar acidentes”.
Educar é prevenir
De acordo com a ASTT, entre as infrações mais comuns no trânsito da cidade estão, a falta do uso do cinto de segurança, crianças sem utilizar a cadeirinha, o uso do celular e o desrespeito a faixa de pedestre.
“Infelizmente, ainda flagramos muita imprudência em frente às escolas. Entendemos o movimento nesses horários de entrada e saída, mas sempre reforçamos que os motoristas busquem sempre a calma, paciência e obedeçam às sinalizações. Sempre estacionem em lugar permitido e, se possível, acompanhem o aluno até a entrada da escola usando a faixa de pedestre”, concluiu Suziane.
Programação
Dia 8 (quarta-feira)
6h30 e 12h30 – Escola Municipal Joaquim de Brito (Setor Carajás)
Dia 10 (sexta-feira)
6h30 e 12h30 – Escola Municipal Simão Lutz (Araguaína Sul).
Dia 13 (segunda-feira)
6h30 e 12h30 – Escola Municipal São Domingos (Santa Terezinha). (Da assessoria de imprensa)