Uma realização do Instituto Utambor, o projeto Palavras de Curumim vai levar contação de histórias com músicas e fantoches para Centros Municipais de Educação Infantil de Palmas. A estreia acontece na quarta-feira, 13, no CMEI Contos de Fada (Arno 73), às 15 horas, e o cronograma inclui o total de cinco encontros (confira a agenda).
A proposta é contar e cantar histórias do Tocantins, lugares e manifestações culturais através da obra “Palavras de Curumim, uma viagem pelo Tocantins em textos, ilustrações e canções” de autoria de Graziela Cortez, Olumi e Dorivã às crianças da primeira infância.
Os personagens narram as histórias, acompanhados do cantor e compositor Dorivã (voz, violão e percussão), autor das canções da obra na interpretação das músicas e por Luan Crispim, educador musical, com teclados e outro instrumentos.
O Projeto é decorrente do trabalho da socióloga e presidente do Instituto Utambor, Graziela Cortez; do cantor e compositor Dorivã; do ilustrador Olumi; um elenco de músicos conduzidos por Fred Garibalde; além de um coral infantil composto de nove crianças, sob o comando do maestro Heitor Oliveira e teve como resultado um livro, um CD.
De acordo com o Dorivã, as canções do Palavras de Curumim rememoram a sua trajetória de criação em meio a beira do rio e também da convivência com indígenas. “São as minhas memórias, de respeito à natureza e ao meio que vivemos que transformei em música para despertar nas crianças esse mesmo sentimento de amor e respeito ao meio ambiente e as tradições das nossas riquezas e belezas do Tocantins”, declarou Dorivã.
Para Graziela Cortez, presidente do Instituto Utambor, o trabalho demonstra o propósito da instituição no incentivo da arte e da cultura no Estado. “O Instituto Utambor continua cumprindo a sua missão de fortalecer a cultura tocantinense, através, principalmente da música, contando a nossa história, a nossa origem, dirigido especialmente para as crianças, porque acreditamos que é com elas que formar esse sentimento de pertencimento ao formarem sua personalidade, fazendo com que se encantem pela nossa história, pela nossa cultura, pelas nossas origens e saber de onde vieram para trilharem um caminho saudável e chegar a um futuro construído por elas, mas com pé no chão, sabendo de suas origens”, disse.
O patrocínio é do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o projeto Palavras Educação Infantil da rede pública de Palmas(essa parte não entendi o que quis dizer) .
Agenda
Quarta-feira, 13: CMEI Contos de Fada (Arno 73) – às 15 e 16 horas
Quinta-feira, 14: CMEI Pequeninos do Cerrado ( 1.306 Sul) – às 15 e 16 horas
Sexta-feira, 15: CMEI Mundo Feliz (Arse 111) – às 15 horas. (Da assessoria de imprensa)