Pesquisadores do Ibope iniciaram nesta quinta-feira, 14, um mapeamento do contágio da Covid-19 em 133 cidades brasileiras. No Tocantins, Palmas, Araguaína e Gurupi fazem parte da primeira etapa do levantamento que faz parte do estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para medir a prevalência e velocidade de expansão da doença no País. O Ministério da Saúde financia a iniciativa.
Visitas
Conforme a Prefeitura de Palmas, os agentes do Ibope já passaram por cinco quadras nesta quinta-feira, 14, e o objetivo é visitar 25 na Capital. A meta é a mesma em Araguaína. Ainda não há dados de Gurupi. Além da entrevista, um teste rápido para Covid-19 é realizado em um morador da residência. Caso o resultado seja positivo, os demais residentes também passam pelo diagnóstico.
Capital acompanha
Secretário da Saúde de Palmas, Daniel Borini relata que a Vigilância Sanitária da Captal irá acompanhar àqueles pacientes que testarem positivo ao longo da pesquisa. “Essa pessoa irá assinar o termo de notificação de isolamento e iremos mapear as pessoas que tiveram contato com ela. Isso nos dará subsídio para contenção da doença”, explica. Para realizar a pesquisa, a Semus forneceu cinco carros da pasta para auxiliar as equipes.