A Prefeitura de Palmas informou ter identificado mais um caso suspeito de monkeypox durante a semana epidemiológica de 8 a 14 de janeiro. Com isto, a Capital chega a 35 pessoas com suspeitas de ter a doença. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância (CIEVS) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) acompanha o paciente, que já realizou o exame.
MONITORADA DESDE AGOSTO
Desde que a monkeypox começou a ser monitorada em Palmas, em 1º de agosto de 2022 até segunda-feira, 16, foram 150 notificações para a enfermidade. Destes casos, 108 foram descartados, sete confirmados e 35 seguem em investigação. Ao todo, o monitoramento registrou 83 mulheres e 66 homens com suspeita da doença.
SINTOMAS
A vigilância em saúde da Semus reforça que na presença de sintomas como erupções cutâneas em qualquer região do corpo (incluindo região oral e íntima), febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza e dores musculares, a população deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para avaliação criteriosa dos sintomas apresentados.