O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) atualizou na sexta-feira, 8, o desempenho de 5.570 municípios em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. Única tocantinense avaliada em 2021, Palmas registrou em 2022 uma queda na quantidade de ODS consideradas cumpridas, caindo de três para dois. A nota da Capital também caiu, de 60,2 para 50,1 dentro de um universo de 100 pontos. Apesar disto, a cidade é a melhor colocada entre os tocantinenses e também da região Norte, mas ficando na 655ª posição geral e em 7º entre as capitais.
Diferenças
Os objetivos atingidos por Palmas são a indústria, inovação e infraestrutura, além da proteção à vida marinha. O ODS que a Capital não está mais cumprindo são as energias renováveis e acessíveis, que este ano considera-se ainda haver desafios, como em outras quatro das 17 frentes avaliadas. Conforme os estudos, as maiores dificuldades do município estão na: erradicação da fome, redução das desigualdades, produção e consumo sustentáveis, comunidades sustentáveis, educação de qualidade, igualdade de gênero e justiça e instituições eficazes.
Confira a situação de Palmas em relação a cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável:
Clique para ver com detalhes o desempenho da Capital.
Entenda
Lançado em março de 2021, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) é um estudo inédito desenvolvido pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para monitorar os ODS em seus países-membros.