O município de Palmas, em nome da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), recebeu nesta quarta-feira, 9, do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), menção honrosa “serviço destaque” pelo trabalho desenvolvido frente à pandemia da Covid-19, durante a Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação da Resposta da Vigilância para a Pandemia da Covid-19 no Brasil.
A menção homenageia “todos que contribuíram com dedicação, trabalho, conhecimento e experiências profissionais em prol da saúde da população brasileira”. O gesto foi oficiado documentalmente, sendo assinado por Greice Madeleine do Carmo, coordenadora-geral de Vigilância das Síndromes Gripais e Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, ambos do MS.
O evento ocorreu em Brasília (DF) e trata-se da primeira reunião presencial dos órgãos onde especialistas de todo Brasil, atuantes em vigilâncias de estados e capitais, laboratórios centrais laboratórios de referência nacional realizam trocas sobre as síndromes gripais e avaliam a resposta da vigilância ao enfrentamento da pandemia.
A Semus foi representada pela coordenadora de Agravos Imunopreveníveis, Fernanda Maria Fernandes do Carmo Lemos, que celebra a honraria. Desde a notícia do primeiro caso no mundo, o município implantou uma série de medidas para conter a proliferação do vírus, bem como preparou a rede municipal de saúde, equipou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), implantou unidades sentinelas, realizou rastreio com testagem rápida e facilitou a aplicação de vacinas anticovid em diversas atividades extramuro como o “Busão do Mais Saúde”, dentre outras ações.
“Na oportunidade, pudemos apresentar experiências exitosas em Palmas, muito elogiadas no evento. Recebi muito emocionada, pois além de estar na vigilância epidemiológica há 15 anos e compor a equipe desde o primeiro caso de Covid-19, levo no meu coração a dedicação de vários colegas que deram o seu melhor nesse enfrentamento. Foi muita dedicação”, completa a profissional.
A Superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Gilian Cristina Barbosa, afirma que a gestão fica extremamente agradecida pela menção honrosa que reconhece o bom trabalho realizado por Palmas frente à pandemia. “Somos uma das capitais que tiveram a menor taxa de letalidade do país. Este resultado consegue expressar todo o trabalho realizado desde a notificação dos casos, o monitoramento contínuo, que puderam subsidiar toda a análise do cenário epidemiológico para a tomada de decisão da gestão municipal”.
Para Maressa Castro, diretora de Vigilância em Saúde da Semus, o trabalho da rede municipal também reflete nos números da pandemia que mostram que a Capital teve, até o momento, 99,08% de taxa de recuperação de todos os pacientes infectados pelo coronavírus. (Da assessoria de imprensa)