A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) informou na manhã desta segunda-feira, 3, que Palmas receberá 3,5 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. O primeiro lote do imunizante chegou ainda na quinta-feira, 29, ao Brasil e será distribuído especificamente às capitais devido às condições específicas de armazenamento.
Condição específica de armazenamento
Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC. A conservação, nessa faixa de temperatura, pode ser feita apenas durante 14 dias. Se mantidas em temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, da rede frio dos Estados, o prazo para aplicação das doses diminuiu para cinco dias.
Esperança
No Twitter, Cinthia Ribeiro adiantou que Palmas receberá 3,5 mil deste primeiro lote de 1 milhão de doses da vacina. A prefeita acrescenta que o imunizante da Pfizer será direcionado às grávidas, com e sem comorbidades, e também puérperas. “É a única testada e aprovada para este público específico. Em 2021, houve aumento de 113% de óbitos de grávidas contaminadas por Covid-19. Esperança!”, destacou a tucana.
Parceria com a UFT
Cinthia Ribeiro revelou que o correto armazenamento da doses será possível devido a uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Nossa rede de frios está prontinha e será inaugurada em um momento super importante para Palmas. A parceria com a UFT possibilitará um serviço de excelência”, garantiu.
Pfizer
O governo brasileiro comprou 100 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Em março, em reunião com a farmacêutica, o Ministério da Saúde apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.
Confira a íntegra da entrevista: