O boletim do 2º quadrimestre deste ano do Mapa de Empresas mostra que Palmas reduziu o tempo total de abertura de empresas de quatro dias e 15 horas para um dia e 16 horas, se comparado aos primeiros quatro meses de 2021. O desempenho tirou o município da 21º posição entre as capitais, colocando-o na 11º e acima da média do País (2 dias e 16 horas) e do Tocantins (2 dias e 4 horas).
Lei da Liberdade Econômica
Conforme o Paço, o estudo aponta que nos últimos meses os órgãos federais, estaduais e municipais na Capital estão adotando um processo de abertura de empresas mais simples e ágil. A agilidade é, em parte, reflexo da Lei da Liberdade Econômica, que permitiu o registro automático, obtenção imediata do CNJP (Cadastro de Pessoa Jurídica) e o desenvolvimento de atividades econômicas sem liberação prévia de alvará e licença.
Tempo de abertura deverá ser ainda menor
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas (Sedem), Mila Jaber, destacou a importância da Sala do Empreendedor para garantir essa redução no tempo de abertura da empresa. “Com a entrega da Sala do Empreendedor e ampliação dos serviços aos empreendedores e empresas, o tempo de abertura das empresas deverá ser ainda menor, assim como teremos um crescimento do número de empresas na Capital”, pontua.
Crescimento
O Mapa de Empresas ainda demonstra que mesmo no período da pandemia, Palmas teve um crescimento de empresas, matrizes e filiais abertas. Em 2019, de janeiro a setembro, Palmas contava com 1.328 empreendimentos abertos; no mesmo período de 2020 o número foi de 1.352, um crescimento de 1,8%. Já este ano, de janeiro a setembro, o número de empreendimentos abertos foi de 1.452, um crescimento de 7,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.