Após Palmas registrar quase o mesmo número de homicídios em maio de 2023 (21) do que o registrado nos cinco primeiros meses de 2022 (23), as Polícias Militar (PMTO) e Civil (PC) se reuniram nesta terça-feira, 30, no Quartel do Comando Geral em busca de efetivar ações estratégicas e integradas em um esforço conjunto para enfrentar casos de violência na Capital.
HOMICÍDIOS
Conforme dados do Painel de Monitoramento da Incidência Criminal no Tocantins, Palmas registrou de 1º de janeiro a 30 de maio de 2022 um total de 23 homicídios. Número semelhante ao foi registrado apenas de 1º a 30 de maio deste ano: 21. Se contar os cinco primeiros meses de 2023, o número sobe para 74.
ESPECIFICAMENTE EM PALMAS
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, ressaltou que os crimes recentes ocorreram de forma específica em Palmas e que a integração de ações se faz necessária. “Os índices no Estado são bastante satisfatórios, porém, tem um problema pontual, que está nos crimes e nos homicídios na Capital. As polícias [Militar e Civil] estão unidas para traçar estratégias que possam solucionar essa problemática”, informou.
RESPOSTA MAIS RÁPIDA
Já o secretário da Segurança Pública, Wladimir Mota Oliveira, destacou a importância da investigação criminal como forma de prevenir futuros crimes e também reforçou o trabalho conjunto. “É imprescindível cada vez mais que as forças de segurança atuem de forma integrada, ao compartilhar informações e realizar operações conjuntas, para que possamos dar uma resposta mais rápida à sociedade, devolvendo a sensação de segurança e contribuindo para uma cultura de paz. A Polícia Civil está empenhada em combater o crime organizado e, com o auxílio da PM, vamos conseguir dar a resposta que a sociedade deseja”, destacou.
PONTOS DEBATIDOS
Na reunião, foram discutidas diversas medidas para fortalecer a segurança em Palmas, pontos em comum entre as forças para maior assertividade, subdivisão de competências, alinhamento estratégico entre as delegacias e os batalhões de polícias para os trabalhos em toda a região da Capital.