A solenidade para fazer o balanço dos 100 dias da gestão do transporte público pela Prefeitura de Palmas foi marcada por novidades. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e o presidente da Agência de Transporte Coletivo (ATCP), Fábio Chaves, concederam coletiva nesta quinta-feira, 2, e anunciaram as primeiras mudanças no funcionamento do serviço em relação ao que era praticado pelas concessionárias. “Estamos dando o próximo passo. O primeiro passo foi fazer com que o serviço não parasse. E isso já é muito desafiador. Agora vamos mostrar porque que assumimos e o que nós queremos”, disse o gestor.
RETORNO DA BILHETAGEM E GRATUIDADE NOS FINS DE SEMANA
Cinthia Ribeiro anunciou que a partir desta quinta-feira, 2, os usuários já podem recarregar as carteirinhas. A catraca livre instituída no dia 2 de fevereiro em razão do processo de transição do sistema de bilhetagem vai se encerrar na segunda-feira, 6. A tarifa volta a ser R$ 3,85 a partir do dia 7. Entretanto, a prefeita já estabeleceu a gratuidade do coletivo nos fins de semana e feriados. Além disto, a frequência de ônibus nos domingos será a mesma da de sábado. O Paço ainda informou que seguirá estudando para estender a locomoção gratuita. Estão na lista pessoas com maiores de 60 anos, desempregados e inscritos no CadÚnico.
TARIFA PODE ABAIXAR
Na ocasião, a prefeita também não descartou a redução da passagem. “Na medida em que não trabalhamos para ter lucro, nós vamos investir este valor para a renovação da frota, melhoria, mas também já estudamos a redução da tarifa. É possível”, projetou.
NOVOS ÔNIBUS, PARADAS E LINHAS
O Paço também comunicou a abertura de processo para aquisição de 60 novos ônibus zero quilômetro, sendo parte da frota elétrica, além de licitação para implantação de 400 novos paradas, conforme déficit apontado em levantamento realizado pela ATCP. A prefeitura promete a conclusão de estudos para criação de novas linhas em convergência com o Plano de Mobilidade Urbana. Na primeira quinzena de março já entra em operação a ampliação de linhas alimentadoras em algumas regiões, a exemplo do Taquari. As estações receberão limpeza geral, pintura, troca de lixeiras, reforma e personalização.
FROTA MELHOR
Além da aquisição de novos ônibus, os coletivos já existentes passarão por limpeza completa, reparos de tapeçaria e revisão. Haverá o descarte dos ônibus fora dos novos padrões adotados pela ATCP e exigidos por lei. Neste caso, um inventário da frota para efeito de indenização está sendo feito. Os veículos receberão sistema de som, em parceria com rádios comunitárias, para veiculação de mensagens educativas e informações sobre o sistema de transporte; além de ônibus exclusivo para mulheres em horário de pico nas principais estações.