Eleitores tocantinenses nos 139 municípios foram às urnas neste domingo, 2º, para eleger os novos conselheiros tutelares. A posse para o mandato que termina em 2028 acontece em 10 de janeiro. Palmas é a cidade com o maior número de eleitos, com 20. Já Araguaína se destaca por ter tido o maior número de votantes, 47.610, quase o dobro que os 23,7 mil registrados pela Capital, mesmo que tenha apenas 10 membros.
OS 23,7 MIL DE PALMAS É UM RECORDE
Apesar de ter sido a 2ª em número de votos, Palmas comemora o recorde no número de eleitores no pleito deste ano. “Mais uma vez conseguimos ampliar o número de votantes, em 2019 foram 20.891 votantes e neste ano chegamos ao número recorde de 23.740 votos válidos, o que demonstra que a população entende a importância desse processo”, avaliou Amilson Rodrigues, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
ENTENDA
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.
ATUAÇÃO
A entidade pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.