A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) confirmou na noite de quinta-feira, 24, que não haverá reajuste na tarifa do transporte público da Capital. O parecer da Agência de Regulação de Palmas (ARP) foi pela manutenção dos R$ 3,85 cobrados atualmente. A proposta segue agora para a deliberação do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Trânsito (CMAMTT) e, posteriormente, para a sanção do Executivo.
Contrapartida
A manutenção do preço da passagem de ônibus vem com uma contrapartida da Prefeitura de Palmas, que irá subsidiar a recomposição do salário dos motoristas e trabalhadores do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Seturb). Em entrevista ao quadro “Quadrilátero”, da Coluna do CT, o presidente da ARP, Marcelo Wallace, antecipou que o Paço trabalhava com a possibilidade de reajustar a passagem em no máximo 4%, bem abaixo dos 79,5% pedidos pelas concessionárias via ação que teve pedido liminar negado pela Justiça.
Compromisso cumprido
Nas redes sociais, Cinthia Ribeiro comentou a decisão. “Conforme havia me comprometido, não haverá aumento na tarifa do transporte coletivo em Palmas. O parecer da ARP é pela manutenção da tarifa em R$ 3,85. O reajuste salarial aguardado pelos trabalhadores do Seturb há 3 anos será totalmente subsidiado pela prefeitura. Não podemos permitir que os usuários paguem por isso em meio a uma pandemia”, disse a prefeita.
Veja a manifestação da prefeita:
Assista o Quadrilátero com o presidente da ARP, Marcelo Wallace: