A Prefeitura de Palmas informou nesta terça-feira, 27, que o palmense poderá participar da gestão dos parques por meio do Cadastro Ambiental Urbano (CAU), do programa Cidades+Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em Palmas, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) vem realizando o cadastramento de todas as áreas verdes, que deverá ser concluído ainda neste ano.
CAU
O CAU é uma ferramenta para cadastramento, identificação, mapeamento e qualificação das áreas verdes urbanas em plataforma digital. No cadastramento das áreas verdes são inseridas informações como arquivos shapefile, caracterização ambiental, nomeação da área, visualização de dados e indicadores.
ACESSO POR MEIO DE APLICATIVO
Em breve o cidadão palmense poderá acessar, por meio de aplicativo, as áreas cadastradas e avaliar as áreas verdes da cidade. O CAU ajudará a suprir demandas como a ausência de informações qualitativas e quantitativas sobre áreas verdes urbanas nos municípios, carências de parâmetros e indicadores para apoiar a gestão ambiental, dentre outros.
REUNIÃO
Os técnicos da FMA se reuniram na sexta-feira, 23, com o diretor de Meio Ambiente Urbano da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA,Carlos Mauricio da Fonseca Guerra, para analisar propostas de melhorias no cadastro das áreas verdes urbanas em Palmas.