O Parque Cesamar recebeu no sábado, 21, uma ação de recolhimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem (ABREE). A intenção da medida foi conscientizar a população sobre o descarte correto deste produtos. Durante a ação estavam sendo recebidos: celulares, fones de ouvido, geladeiras, TVs e outros eletrodomésticos que não devem ser dispensados em aterros sanitários, pois contém substâncias tóxicas.
DESCARTE INCORRETO POLUI E ATÉ DEIXA DE GERAR RENDA
De acordo com a diretora de Gestão Ambiental da FMA, Paula Raquel Barreto, conscientizar e educar é parte fundamental do trabalho que estamos realizando. “Essas ações servem para as pessoas aprenderem que esse material não deve ir para o lixo comum, ele não deve ir para o aterro sanitário porque além dos produtos conterem material poluidor eles também diminuem a vida útil do aterro causando impacto ambiental e também deixa de gerar renda, porque muitos componentes podem ser reaproveitados e reciclados”, informou.
DESCARTE
Os materiais coletados serão encaminhados para uma empresa especializada em manufatura reversa que vai recuperar os materiais e componentes que podem ser reutilizados na fabricação de novos produtos incentivando assim a economia circular.