A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, deu início aos preparativos para a 3ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa tem como tema central “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e tem como objetivo promover o debate entre governo e sociedade sobre os rumos do planejamento urbano.
ALINHAR ESTRATÉGIAS
Segundo a administração municipal, nessa quinta-feira, 8, foi realizada a primeira reunião de organização, que contou com a participação de técnicos e representantes da gestão municipal. De acordo com a diretora de Habitação da Secretaria, Laena Brito, o encontro serviu para alinhar estratégias e discutir a formação da comissão responsável pela organização do evento.
ETAPA FUNDAMENTAL
Ela destacou que a conferência municipal é uma etapa fundamental que antecede as conferências estadual e nacional, previstas para os meses de agosto e outubro, respectivamente. “A previsão é que até o dia 31 de maio a Secretaria publique a convocação oficial da conferência municipal, que será realizada em junho. Estamos trabalhando para garantir a participação efetiva da sociedade civil, representantes do setor público e entidades envolvidas com o desenvolvimento urbano”, afirmou Laena.
IMPORTÂNCIA DO EVENTO
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano reforçou a importância do evento como espaço de construção coletiva. “A conferência será um momento estratégico para avaliarmos os avanços, identificarmos os desafios e pensarmos juntos em soluções para o crescimento ordenado e sustentável de Gurupi. Queremos ouvir a população, acolher sugestões e fortalecer o diálogo democrático na formulação de políticas públicas que promovam mais qualidade de vida para todos”, destacou o gestor.
OPORTUNIDADE PARA MUNICÍPIO
O secretário destaca que a 3ª Conferência Municipal da Cidade de Gurupi está alinhada com a política nacional e representará uma oportunidade valiosa para que o município contribua ativamente com propostas que serão levadas às etapas seguintes, em nível estadual e federal. “O processo também reforça o compromisso da atual gestão com a promoção de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável”, concluiu.