A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), publicou o Decreto 1.971 de 2020 no Diário Oficial desta quarta-feira, 9, em que autoriza o retorno de atividades em instituições particulares de ensino e cinemas em meio à pandemia de Covid-19. A Capital soma 19.579 casos da doença, sendo que 51 deles foram confirmados no último boletim epidemiológico. Já são 204 palmenses que perderam a vida após serem contaminados pelo novo coronavírus.
Pela estabilidade da economia e saúde psicológica
Entre as considerações feitas pela prefeita Cinthia Ribeiro para adotar a medida é citada a necessidade da “retomada gradativa à normalidade” para “assegurar não somente a estabilidade da economia, mas também de minimizar os efeitos danosos à saúde psicológica da população ocasionados pelo isolamento social”. O decreto também referencia o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades do Ministério da Saúde para embasar a decisão.
Rede privada de ensino
A autorização para o retorno das aulas presenciais em 2021 é apenas para rede particular. As escolas são responsáveis por atestar a existência de espaço físico que atenda os distanciamentos necessários à preservação da saúde e devem se submeter aos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Educação e subsidiariamente às regras municipais contra a disseminação da Covid-19. Já os cinemas poderão funcionar mediante o controle de entrada de pessoas, a fim de garantir o distanciamento. Ambos deverão apresentar plano de descontingenciamento à Comissão de Monitoramento da Capital.