Depois de uma primeira fase de flexibilização da quarenta implantada para conter o avanço da Covid-19, os municípios avançam nas medidas de afrouxamento. As últimas ações nesse sentido foram permitir o funcionamento de academias e igrejas. Além de Araguaína e Colinas, as Prefeituras de Paraíso, Miracema e Guaraí também baixaram decreto liberando o funcionamento de igrejas, academias e outros estabelecimentos.
Até as 22h
O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (MDB), publicou nesta sexta-feira, 17, o Decreto Municipal 545/2020, que autoriza, por exemplo, o funcionamento de restaurantes, bares, conveniências, lanchonetes e afins, até as 22 horas. Ainda permite a abertura de igrejas para celebrações e o funcionamento de academias de ginástica. Claro, “deverão seguir as orientações dispostas no decreto, tratando da não aglomeração de pessoas, da higienização e ambientes e equipamentos, assim como o distanciamento adequado entre as pessoas”.
Com base também em decreto do Estado
O decreto levou em considerou as deliberações do Comitê de Operação Emergencial (COE), composto por representantes do poder público, instituições e sociedade civil do município, que se reuniu nessa quinta-feira, 16, e ainda o Decreto 6.083, de segunda-feira, 13, do governo do Tocantins, que tirou o Estado do isolamento horizontal e o levou para o isolamento vertical (só grupos de riscos: idosos e pessoas com doenças).
Pelo mesmo caminho
O prefeito de Miracema, Saulo Milhomem (PRTB), foi pelo mesmo caminho nessa quinta-feira. Permitiu o funcionamento de igrejas, adotando mecanismos de proteção — como utilização de mascaras e álcool 70 graus INPM líquido ou em gel —, e restaurantes, vendedores ambulantes em geral, food trucks, trailers, açaiterias/sorveterias, pizzarias, sanduicheiras, lanchonetes e congêneres.
Após acordo com DPE
A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (PSDB), também publicou decreto no final da tarde dessa quinta-feira relaxando as regras de funcionamento do comércio, após a assinatura, segundo o município, de um termo de ajuste de conduta com a Defensoria Pública, que conseguiu a derrubar uma primeira tentativa de flexibilização na Justiça.
Com plano de prevenção
Com isso, Guaraí está permitindo o funcionamento de academias, leilões agropecuários, feiras livres e mototáxi. As igrejas também estão liberadas para a realização de cultos e missas. Todos devem submeter à prefeitura um plano de prevenção contra a Covid-19.
Em ascensão
Todas essas flexibilizações estão sendo realizadas em meio à ascensão dos casos do novo coronavírus no Estado, que já conta com 31 casos em sete municípios.