Paraíso do Tocantins é mais um município que readequou as medidas de combate à Covid-19 após as recomendações do governo estadual. Dois dias depois do último decreto, o prefeito Celso Morais (MDB) estabeleceu novas regras que valem até o dia 6 de abril e criou a cartilha regulamentadora de distanciamento social seletivo. O município soma 4.721 casos da doença, sendo 65 óbitos.
Autorização para todo o comércio funcionar
O novo decreto de Paraíso do Tocantins autoriza todas as lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada a funcionar até as 23 horas, com exceção das farmácias e dos postos, que poderão atender em seus horários convencionais. Esta liberação vem acompanhada de restrições estabelecidas pela nova cartilha regulamentadora. O documento traz as tradicionais recomendações sanitárias: uso de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre pessoas, disponibilização de álcool em gel, entre outros.
Outras medidas
Conforme o Decreto, as celebrações e atividades religiosas poderão ocorrer, com transmissão por meios de comunicação e presença reduzida de público, limitado a 30% da capacidade de lotação do local. As atividades educacionais presenciais ficam suspensas em todas as escolas da rede municipal de ensino. Com relação a realização de eventos e a prática de esporte coletivo amador, estas atividades ficam suspensas. O uso obrigatório da máscara é reforçado e no âmbito da administração pública é sugerido o sistema de rodízio entre servidores e teletrabalho.