Fornecimento de insumos para expansão da produtividade e melhorias na Horta Renascer, cultivada no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas foram debatidos, na manhã desta quinta-feira, 27, pelo superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilberto da Costa, juntamente com a equipe do Case e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), Jaime Café.
Gilberto da Costa e o coordenador do Case, Giovanni Brito, solicitaram uma parceria ao secretário com insumos que possam auxiliar na produção da horta, criada ainda em 2015 com a produção do equivalente a nove feiras a cada ano e a participação dos 26 adolescentes, atualmente em cumprimento de medida socioeducativa.
“Esse é o Projeto que tem mais dado resultado no tocante à socioeducação, pois é uma atividade pedagógica para os adolescentes. A equipe técnica avalia vários aspectos, como convivência, trabalho e capacitação. Contamos com 660 metros de área no cultivo e temos alguns gargalos para manter a produção em alta e sempre temos buscado parcerias para continuar com o projeto, por isso, essa cooperação da Seagro é de extrema importância”, afirmou o coordenador do Case.
O gestor estadual da Agricultura prontamente se dispôs a contribuir com insumos como madeira, caminhão para carregamento de materiais, além da possibilidade de conseguir sementes, mudas e calcário. Na ocasião, Jaime Café também deu orientações à equipe sobre os procedimentos necessários para adquirir os insumos.
“A transferência do ensino sobre tecnologia no campo é muito importante para que os adolescentes possam retornar para suas casas com esse conhecimento. Isso será muito enriquecedor não só para eles, mas também para as famílias, que poderão contar com alimentos de mais qualidade. Para nós, essas práticas são muito importantes, pois é uma missão nossa de Governo fazer esse trabalho conjunto e, com certeza, colheremos bons frutos”, destacou o secretário Jaime Café.
O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente complementou afirmando que, “todos trabalhamos para o Governo, então ter essas parcerias entre as secretarias eleva muito a qualidade das ações realizadas, além de ampliar os serviços ofertados. A Horta Renascer é um dos projetos mais importantes que temos e, com essa, parceria com certeza vamos expandir a produtividade. Essa foi a primeira reunião, mas a intenção agora é criar um Termo de Cooperação entre a Seciju e Seagro para ter o fornecimento constante de insumos e continuar ampliando o projeto”, finalizou Gilberto da Costa.
Agrotins
Na ocasião, o secretário também fez um convite para que os adolescentes participem das capacitações ofertadas na Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital, que será entre os dias 15 e 18 de junho, a fim de adquirir mais conhecimentos sobre tecnologia no campo que auxilie na atuação nas atividades pedagógicas dentro do projeto da Horta Renascer. A equipe técnica do Case afirmou que organizará a sala de informática do Centro para a participação dos adolescentes no evento e posterior entrega de certificados aos participantes, além da possibilidade de uma visita do secretário para ver na prática o resultado da capacitação dos socioeducandos e os novos conhecimentos a serem adquiridos para o trabalho na Horta.
Também participaram da reunião a psicóloga do Case e coordenadora do projeto Horta Renascer, Mayra Dayanne Soares; o monitor da Horta, Flávio de Oliveira; e a assistente administrativa do Case, Dilva Martins. (Da assessoria de imprensa)