O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade do Tocantins (HMMT) recebeu nesta terça-feira, 3, o primeiro lugar do prêmio da Infra Women Brazil (IWB), na categoria “Infraestrutura para Elas”. A cerimônia aconteceu em São Paulo (SP), na Arena B3, da Bolsa do Brasil. O titular da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), Thomas Jefferson, e a superintendente da pasta, Eliane Grossmann, receberam a premiação.
ENTENDA
A Infra Women Brazil (IWB) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção e incentivo da presença de mulheres no setor de infraestrutura. Fundada em em 2020, a entidade reúne aproximadamente 2 mil membros dos mais diversos setores do segmento de infraestrutura. O prêmio concedido ao governo estadual visa reconhecer projetos e políticas públicas voltadas para mulheres e celebra projetos que promovam soluções inovadoras e inclusivas para o setor de infraestrutura.
ESPAÇO QUE ACOLHE, RESPEITA E TRANSFORMA
A superintendente da SPI, Eliane Grossmann, ressaltou a importância do reconhecimento: “O governo tem um compromisso firme com a dignidade e o cuidado integral das mulheres. Estamos construindo mais do que um hospital, estamos criando um espaço que acolhe, respeita e transforma vidas”, pontuou. “Este prêmio é um marco para o Tocantins e para a saúde pública feminina”, emendou Thomas Jefferson
DETALHES DO PROJETO
Entre os principais destaques da nova unidade hospitalar, que substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas, está a ampliação e modernização do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVIS), que passará a oferecer suporte psicológico e social em um ambiente especializado, seguro e acolhedor. Além disso, a instalação de banheiras para partos na água representa um importante avanço no parto humanizado, proporcionando maior conforto e reforçando o protagonismo das mulheres. A criação de uma UTI Ginecológica-Obstétrica também é ressltado. O projeto inclui ainda as Casas Gestante, Bebê e Puérpera, instaladas ao lado do hospital.
ESTRUTURA
A nova unidade hospitalar terá 25 mil metros quadrados (m²) e ampliará a capacidade de atendimento em mais de 60%, contando com instalações e equipamentos de última geração, incluindo um heliponto. Quando concluída, a parceria público-privada deve entregar ao Tocantins uma das principais unidades hospitalares especializadas na assistência ao público feminino e neonatal do Norte do País.