A semana registrou o encontro do prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia (PV), e do governador Mauro Carlesse (DEM) na quarta-feira, 28, na recepção dos participantes da quinta etapa da 27ª edição do rally Sertões, a prova mais importante do off-road. O evento conta conta mais de 300 concorrentes de 21 Estados e do Distrito Federal.
Ponte discórdia
Carlesse e Maia tiveram uma forte discussão em fevereiro, na Ponte de Porto Nacional, quando o governador foi até para fazer a interdição da travessia, deixando o prefeito contrariado, já que a medida prejudicou demais a economia da cidade.
Tempestiva e desnecessária
Depois, Maia veio a público outras vezes criticar o governo Carlesse, inclusive, chegou a divulgar um vídeo quando da liberação da ponte justamente porque defendia que o ato provava que a interdição havia sido tempestiva e desnecessária.
Elegância e polidez
No entanto, o encontro dos dois líderes nesta semana foi marcado pela elegância e polidez de ambos os lados. O governador chegou a elogiar bastante a organização do evento, por conta da Prefeitura de Porto.
Uma vitrine
Maia afirmou ser muito bom receber o Sertões, porque constitui, segundo ele, “uma vitrine” para a cidade e para o Estado. “Uma oportunidade de mostrar a hospitalidade dos portuenses e as maravilhas do nosso Tocantins. O Sertões mostra o Tocantins para o Brasil e o mundo e Porto Nacional está inserido nesse contexto”, disse o prefeito.
Também em São Félix
Além de Porto, Carlesse foi nessa quinta-feira, 29, a outro ponto de passagem dos pilotos no Tocantins, São Félix, no Jalapão, ao lado do prefeito da cidade, Marlen Ribeiro (PSD).
Geração de empregos
Carlesse reforçou que o Sertões ajuda a divulgar as belezas do Tocantins e, com isso, a atrair turistas. “Vai ajudar a economia local gerando empregos para nossa gente”, afirmou o Governador. Ele disse ter constatado a lotação máxima das pousadas e hotéis em São Félix durante a passagem do Sertões. “Até as casas as pessoas estão alugando para os visitantes que vêm por causa do rally”, comemorou.
Vai manter na rota
O presidente da Agência Tocantinense de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, disse que o governador quer que o Tocantins prossiga integrado à rota do rally Sertões. “Para resgatar o Sertões como forma de divulgação do Estado, mas principalmente de geração de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou o presidente da Adetuc. (Com informações da Secom Tocantins)