O ano novo sempre traz consigo diversas possibilidades de renovação, essa mudança depende do interior de cada pessoa.
As coisas novas costumam ser assustadoras, mas depois vêm os benefícios, temos dificuldade de acolher o novo, porque muitas vezes gostamos da “zona de conforto” e não desejamos sair da inércia, mas para o nosso crescimento é necessário os desafios, eles nos ensinam a sermos perseverantes, fortes e resilientes.
O que o novo pode nos oferecer? Ele pode nos proporcionar caminhos novos, mudança de mentalidade e sobretudo uma capacidade de fazermos a experiência da águia, que sempre renova a estrutura do seu próprio corpo, para começar uma vida nova.
Por fim, partilho parte da minha homilia da missa da vigília de ano novo (missa da virada). Gostaria de deixar 4 pontos para vos ajudar no próximo ano: 1 – Diagnóstico (Levantamento dos aspectos positivos e negativos, erros e acertos), 2- Fazer os projetos espirituais (crescimento da fé), 3 – É preciso um coração novo para acolher a novidade de Deus (O interior precisa está renovado) e 4 – Escrever uma nova história (página nova).
Como dizia o filósofo Heráclito de Éfeso: ”Ninguém entra em um rio duas vezes, porque as águas já não são as mesmas e nem a pessoa também é a mesma”. Tudo é um eterno devir (movimento). E Aristóteles ensinava: ”A única constante é a mudança”.
Mas em Cristo Jesus, que é o Senhor do tempo e da história, renovamos todos os nossos sonhos e projetos. “Eis que faço novas todas as coisas, Eu sou o alfa e o ômega, o princípio e o fim”. (Ap. 21, 5). Desejo um ano repleto de paz, alegria e esperança.
Feliz Ano Novo!
PE. ELDINEI CARNEIRO
É natural de Santa Rosa do Tocantins, mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Laeteranense (Academia Afonsiana – Roma), mestrando em Direito Canônico pelo Instituto Superiores de Direito Canônico de Goiânia-GO, graduado em Filosofia, Teologia (Centro de Estudos Superiores Mater Dei de Palmas – TO/Seminário Divino Espírito Santo) e Direito (Unirg – Universidade de Gurupi- TO), sacerdote da Diocese de Porto Nacional-TO, vigário Forâneo da Forania de Porto Nacional-TO e pároco da Catedral de Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional-TO. É ainda membro da Academia Gurupiense de Letras (AGL).