Eliminador de ar na tubulação
O vereador Diogo Fernandes (PSD) propôs na terça-feira, 28, através de projeto de lei, a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de água residencial ou comercial. Conforme o vereador, cerca de 40% da água e esgoto que a sociedade paga é em decorrência do ar que passa dentro da tubulação, fazendo que o hidrômetro funcione como se estive consumindo. O parlamentar explicou que é recorrente as tubulações das redes de abastecimentos de água, quando desligadas por motivos operacionais ou decorrente de crise hídrica, necessitar de total ou parcial esgotamento da tubulação. Os redutores de ar são dispositivos que se destinam a eliminar o ar existente em tubulações do sistema de abastecimento de água e devem ser colocados antes dos hidrômetros para impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor.
I Conferência Municipal de Mobilidade Sustentável
Nesta semana será realizada em Palmas a I Conferência Municipal de Mobilidade Sustentável, um espaço de debate sobre importantes eixos ligados ao tema. Foram definidos cinco principais eixos a serem debatidos: mobilidade ativa, segurança viária, transporte público e desenvolvimento urbano. O evento acontece nesta quinta, 30, das 14 às 18 horas, e na sexta, 31, das 8 às 18 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas). O objetivo da Conferência é produzir um balanço entre o panorama atual da mobilidade no Brasil e em Palmas e, utilizar os resultados para definir futuras ações prioritárias, voltadas à nossa mobilidade. Os interessados em participar da Conferência podem realizar a inscrição neste link.
2ª edição da Caravana da Saúde
O Projeto de Assentamento Capivara recebeu na sexta-feira, 24, a 2ª edição da Caravana da Saúde realizado pela prefeitura de Porto Nacional. O local fica na zona rural do Distrito de Luzimangues, cerca de 400 pessoas foram atendidas, num total de 48 famílias. Houve também atendimento de saúde animal. A ação levou ao alcance da comunidade local inúmeros serviços de saúde, desde atendimentos médicos, odontológicos, de assistência social, a testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O trabalho preventivo foi o foco da iniciativa. Ao mesmo tempo, os profissionais ofertavam ações de prevenção e promoção da saúde, se dividindo no atendimento, tirando o foco das doenças e trabalhando a prevenção e o cuidado com a saúde.
Enfermeiros debatem saúde mental
Com o intuito de ofertar atenção integral em saúde mental na rede de atenção à saúde, os profissionais da enfermagem perceberam a necessidade de verificar como vem sendo realizado o atendimento oferecido ao portador de transtorno mental na rede de Saúde em Palmas. Para trabalhar o tema, enfermeiros da rede irão se reunir em um encontro nestas quinta e sexta-feiras, no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, participando de diversificada programação.
(Com informações das assessorias)